Doramas

DORAMA – Pinocchio

Gênero: Romance/drama/família;
Episódios: 15
Exibido em 2014/2015

pinocchio_1440x1280_android

Elenco Principal:
Lee Jong Suk como Choi Dal Po / Ki Ha Myung
Park Shin Hye como Choi In Ha
Kim Young Kwang como Seo Bum Jo
Lee Yoo Bi como Yoon Yoo Rae
Jin Kyung como Song Cha Ok
Lee Pil Mo como Hwang Gyo Dong

4544_pinocchio_nowplay_small

Sinopse:
Pinocchio é uma síndrome (fictícia) que afeta uma pequena parte da população faz com que as pessoas sejam incapacitadas de mentir. Na verdade, elas podem mentir, mas um soluço involuntário acaba os entregando. Foi por causa do testemunho de um pinocchio que a vida da família Ki foi destruída.

pinocchio-0020

Depois de uma grande tragédia em uma explosão de uma fábrica, o pai da família, chefe dos bombeiros, foi acusado de ter levado seus subordinados para a morte certa. Como o corpo dele não foi encontrado nos escombros, houve um tumulto dos repórteres que cobriam o acidente, causando sensacionalismo, falando que ele tinha fugido por ser realmente culpado. Quando um portador da síndrome pinocchio alegou ter visto o chefe dos bombeiros andando pela rua, foi como se tivessem confirmado toda a história. Desse momento em diante, as pessoas se voltaram contra a esposa e os filhos da família Ki, fazendo-os sentirem todo o pesa da culpa pelo que o pai tinha feito.

eggs

O resultado disso foi que a mãe, em desespero e depressão, resolver tirar a própria vida, levando consigo o seu filho caçula. Quando o irmão mais velho ficou sabendo de mais essa tragédia, enlouqueceu, e agrediu os repórteres, declarando que todo aquele circo da mídia foi o responsável por aquilo. Entre esses repórteres, existia aqueles que não se sentiram atingidos pela situação (Song Cha Ok) e quem repensou a sua profissão até ali (Hwang Gyo Dong).

pinocchio03-00316

Porém, o filho caçula, o Ki Ha Myung, não morreu no mar junto com a mãe. Ele sobreviveu, e foi ‘pescado’ por um senhor que sofria com princípio de demência. Ao acordar e perceber que o pescador o chamava de Dal Po e falava que ele era o seu filho mais velho que tinha ido embora e agora voltado, Ha Myung resolveu adotar essa nova identidade. Com a ajuda dos responsáveis na vila de pescadores, ele verdadeiramente se tornou Dal Po, e passou a ser um morador daquela ilha.

Alguns meses depois, o filho mais novo do pescador, recém-divorciado, vem morar na ilha para cuidar do seu pai doente, trazendo junto sua filha, e então se depara com o seu suposto irmão mais novo, desaparecido há 40 anos, na forma de um menino de 14 anos. Ao entender que não devem contestar o senhor doente, ou o choque de realidade pode levá-lo a morte, pai e filha precisam aceitar o órfão como novo membro da família, tendo que o chamar de irmão mais velho e tio (ainda que ele seja mais novo que os dois).

ohohohoho

In Ha, a neta do pescador doente, é uma pinnochio, e teve que aprender a lidar com o fato. Então, desde que aparece ela deixa bem claro que não está feliz com o rumo da sua vida. Afinal, ela não pode mentir, dizendo que não quer ir morar naquela ilha atrasada e ter toda a sua vida escolar limitada ao ensino precário de lá, e nem viver a sua recém iniciada adolescência longe das coisas legais de uma cidade grande. Contudo, quando ela se depara com o seu tio, ela logo percebe que consegue lidar com ele sem soluçar. Ela não o conhecia antes de serem apresentados como tio e sobrinha, e no fim ele é um menino legal, não é? Talvez os dois possam se dar bem juntos xD

xjowhix

É dessa forma que essa nova família começa, e é ela que acompanhamos por vários anos durante o dorama. Porque, POR ACASO, a mãe da In Ha, é a repórter Song, aquela que começou o sensacionalismo que destruiu a família Ki. E quando a filha dela resolve que quer ser repórter igual a mãe quando crescer, a roda do destino começa a girar para colocar todos eles juntos novamente, para confrontar o passado.

pinocchio-0005

Sinopse da LAP:
O mais legal de assistir Pinocchio é não ter nenhuma referência sobre no que a história vai dar, e acompanhar todos os desdobramentos. Mesmo que você tenha lido essa sinopse, e ela praticamente resume o primeiro episódio, muuuuuuuita coisa ainda acontece só no episódio seguinte. Elementos como vingança e ressentimento andam lado a lado de perdão e laços familiares (mesmo aqueles que não são de sangue). Como você pode amar alguém cuja a mãe foi o gatilho para todas as tragédias da sua vida? E como você pode aceitar amar alguém sabendo que as pessoas que você adorou por toda a vida são as responsáveis por tudo de ruim que aconteceu na vida dele?

dalpo_inha1

E, além dessas questões fortes que envolvem o romance, fica a parte da crítica/questionamento sobre o poder da mídia e daqueles que a constroem: até que ponto conseguir uma matéria vale a vida de uma pessoa? Até que ponto ir em busca da verdade prejudica alguém? Até que ponto esconder uma verdade protege alguém? Qual é o real alcance de destruição de uma pequena mentira?

hollowhonestaracari

Quando Dal Po decide que vai ser um repórter para assim poder estar no mesmo patamar daqueles que o prejudicaram e provar para eles que a verdade deve sempre ser dita, ele se depara com a cruel realidade: será que a verdade pode mesmo sempre ser dita? Uma verdade pode ferir tanto quanto uma mentira?

pinocchio12-00099

Vale suuuuper a pena ver esse dorama! xD O romance é super divertido e bonitinho, já que a In Ha não pode simplesmente olhar para o seu tio e dizer: não, (hic) eu não gosto de você (hic), tá maluco! (hic). E por ser tão divertido e bonitinho nós ficamos com o coração na mão, porque sabemos tudo o que cerca esses dois e o como a verdade pode criar uma distância gigantesca entre eles no instante em que for revelada. Recomendamos! o/

cones

Vídeos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s