RESENHA – Socorro, meu príncipe virou sapo

Sinopse: Passeie pela vida de Wina, seus sonhos, seus projetos, seus pensamentos. Wina vai levar a você a pensar sobre o que ela pensou enquanto viveu sua juventude e seu relacionamento. Wina sou eu, você ou qualquer mulher que, em um momento ou outro, pensa, questiona, vive o que Wina viveu. Claro, somos diferentes, mas em algum momento você poderá identificar-se com esta menina mulher.

Francilangela Clarindo   Facebook   Skoob   Onde Encontrar

A capa do livro mostra uma jovem Wina, com um rostinho expressivo e feliz. Pela pouca idade passa a ideia de ingenuidade e inocência em relação ao mundo, como toda criança deveria ser. O título ficou original e bem humorado.

Wina é uma jovem garota, romântica e sonhadora, que com seus dez anos gosta de estar com as amigas em brincadeiras de rua.

“Todas as noites a rua se enchia da criançada brincando de carimba, partir o bolo, roda (que incluía atirei o pau no gato, ciranda, cirandinha, a linda rosa juvenil, fui à Espanha entre outras), céu e inferno (por aí dizem amarelinha), cai no poço (as mocinhas amavam esta brincadeira e também a do jogo da verdade. Assanhadas!)” (Trecho página 23)

A adolescência chega e ela começa a alimentar o sonho de encontrar seu príncipe encantado, ao contrário de suas amigas que namoram e paqueram. Ela continua aguardando o homem perfeito. A pedido de sua professora, escreve seu maior desejo em um papel.

  “Sou Wina. O que mais quero é que um príncipe encantado apareça em minha janela e me leve em seu cavalo branco imponente.” (Trecho página 19)

Wina terá que lidar com suas ilusões, sonhos e confrontar suas idealizações com a vida real.

“Já agora tinha quinze anos. Imagine! Estava muito querendo um namorado, um príncipe encantado em seu cavalo imponente, branco, lindo (ambos, o cavalo e o príncipe. Ninguém merece sonhar com um lindo cavalo branco imponente com um príncipe horrível o montando, ou mesmo um príncipe lindo de viver num cavalo horroroso. Aliás, já está implícito, príncipe só vale quando é lindo, maravilhoso, gato, fofo, de fechar o quarteirão. Mas, venhamos e convenhamos que a realidade é bem diferente do que a teoria).” (Trecho página 27)

Minhas Impressões

O livro é bem curto, com 50 páginas é leitura para um dia. Tem uma linguagem fácil, a escrita da autora é bem espontânea e envolvente. Muito originais os trechos onde a autora analisa sua fase jovem, com a maturidade de seus quarenta anos.

Apenas, senti falta de uma descrição física das personagens e de um aprofundamento na fase adulta de Wina.

Narrado em primeira pessoa, diversas vezes tive a impressão de estar lendo um diário. Onde Wina, revela os trechos mais relevantes de sua infância, adolescência e o presente momento de sua vida aos quarenta anos.

Facilmente me identifiquei com a personagem, rememorando essas fases iniciais da minha vida, onde sonhos e ilusões tomavam conta dos meus pensamentos.

A transição para parte adulta mostra a maturidade que Wina alcançou. O livro retrata uma lição de vida, onde o fator tempo é decisivo para o amadurecimento e crescimento pessoal.

Espero que tenham gostado
abraços e até a próxima

Fabiana Cardoso

One thought on “RESENHA – Socorro, meu príncipe virou sapo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s