RESENHA – Marina e os Tesouros da Tribo de Dana – livro 1

Autora: Simone O. Marques;
Editora: MODO.

Sinopse:
Marina é uma jovem de dezessete anos, que vive numa fazenda na Chapada dos Veadeiros. Entretanto, ela não é uma garota comum. O Povo da fazenda, chamado de Tribo de Dana, considera que ela é o avatar da Grande Deusa Dana, a mais importante dos deuses celtas. Por isso, Marina é cercada de cuidados, e sempre vigiada de perto por guerreiros-guardiões. Mas os deuses do Outro Mundo decidem que ela precisa encontrar sua verdadeira face e para isso irão atraí-la para seu mundo e lançar-lhe um desafio… Contudo, ela não estará sozinha, seus dois Sombras não irão facilitar o trabalho dos deuses, nem que para isso tenham que cruzar o véu com sua protegida…

Resenha by L:
O primeiro livro da Série Marina e os Tesouros da Tribo de Dana começa com um resumo de importante acontecimentos anteriores, que moldaram o mundo e o transformaram no que ele é agora. Por ser uma história ligada a outra história, pode ficar um pouco confuso no começo, mas não desista! Tudo não apenas se encaixará em seus pensamentos como você ficará morrendo de vontade de saber o que aconteceu antes, com Marina, seus pais e a Tribo de Dana.

Nesse primeiro livro conhecemos a Pequena Dana e seus Sombras: Marina, Brian e Arthur, em um momento aparentemente tranquilo na Tribo. Porém, o que era para ser apenas um passeio se torna o início de uma aventura além do véu que separa os dois mundos. E, para poder voltar para casa, os três precisam encontrar os Tesouros da Tribo de Dana. Nessa aventura se deparam com várias criaturas e seres do mundo mágico, alguns que os ajudam, outros que os atacam, outros que os enganam e, principalmente, os que desafiam Marina por não acreditarem nela como avatar da Grande Deusa. Como se trata de um livro 1, não tinha como o final ser diferente: depois de aprendermos a adorar os personagens e conferir o primeiro desenrolar da aventura, queremos a continuação.

Simone tem uma narrativa cativante e suave: uma característica da autora que está presente em seus outros escritos também. Não se trata apenas dos elementos mágicos que os leitores procuram nos livros, a forma como ela escreve torna a leitura muito agradável. A ideia de reconstruir um mundo antigo e esquecido dentro da nossa realidade de hoje também deu muito certo. Para quem já está um pouco familiarizado com histórias de bardos, druidas, Avalon e tantas outras que narram essa época antiga, vão gostar da premissa do livro. E, talvez, a única reclamação ao final da leitura seja igual à minha: a introdução que nos coloca a par da atual situação do mundo foi um flash que só assimilamos depois, durante a leitura. Não chega a atrapalhar, mas para entendermos melhor alguns fatos e nomes dentro do livro é bom reler esse começo mais uma vez de já ter se familiarizado com os personagens.

Outro ponto muito forte do livro é a construção da personalidade dos personagens e seus conflitos. Marina é uma deusa, mas ela não se vê dessa forma; Brian a protege como uma deusa, mas não consegue evitar a ver de outra forma; Arthur é aquele que teme a deusa, sabe dos sentimentos do amigo sombra e tenta manter a ordem que acredita ser a certa, apesar de tudo. Dentro disso, a aventura de procurar pelos tesouros acaba sendo um cenário para o desenvolvimento dos personagens, para que eles possam se encontrar em seus sentimentos, se tornarem mais fortes e enfrentarem um futuro que ainda está começando.

Leitura altamente recomendada, da forma que estava em falta nas estantes de literatura infanto-juvenil das bibliotecas das escolas!

8 thoughts on “RESENHA – Marina e os Tesouros da Tribo de Dana – livro 1

  1. Oie…
    Sou mto fã da Simone, não vejo a hora de ler mais um livro dela, vou ver se compro na bienal!!!
    parabéns pela resenha… fiquei com mais vontade de ler!!!

    Bjokas
    lica
    bookeando.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s