ANIMEFOZ – Oficina de Literatura

Além de estar na organização do evento, a LAP também será a representante da literatura nas oficinas que ocorrerão durante o evento!
Então, ao invés das atualizações normais dessa semana, vamos deixar o descritivo da oficina xD
As inscrições vão até dia 10 de outubro! Para conferir os horários das oficinas, opções e se inscrever siga as instruções no blog do evento o/

*************************************

Tendências Jovens na literatura

O fenômeno jovem que a literatura vive hoje ainda não tem um nome ou escola definidos, mas é inegável que ele não só afetou como criou toda uma nova geração de escritores, com influências pops e fantásticas.

Até os anos 90, a preferência mundial cabia aos romances policiais e thillers, com intrincadas tramas de ações e suspense, em uma vasta lista de Best-sallers. Com o início do novo século, e o sucesso estrondoso de uma série – inicialmente voltada para o público infanto-juvenil – transformou-se de vez o cenário literário comercial. Com os recordes nunca antes conseguidos da série Harry Potter – que não só fez com que crianças do mundo todo descobrisse o prazer de se folhear centenas de páginas de um livro acompanhando uma aventura, como conquistou público de todas as idades, – vários outros livros fantásticos foram redescobertos e novas oportunidades para escritores desse estilo surgiram. Agora, depois uma década, aqueles que antes eram apenas leitores descobrindo um mundo de possibilidades da escrita, estão publicando seus próprios trabalhos, ganhando prêmios e reconhecimentos por todo o mundo. O cenário da literatura mundial não está mais apenas repleto de jovens e ávidos leitores, mas também de jovens escritores.

Os personagens que habitam esse novo mundo da literatura não são necessariamente novas criações, mas antigos personagens com roupagens diferentes. Os terríveis vampiros e lobisomens que antigamente inspiravam horror agora são os disputados mocinhos das historias; os poderosos deuses do Olimpo agora criam intrigas em plena Nova York; os anjos não só estão caindo do céu como estão trazendo suas próprias guerras para o meio mundano. Assim, em uma diversidade fantástica nunca antes tão ampla e explorada no mundo, o que os próprios propagadores dessa tendência pensam sobre o assunto? Será que eles têm consciência de que as influências que estão criando e seguindo neste momento um dia serão tópicos discutidos em salas de aulas?

Com o objetivo de não somente trazer essa visão de literatura posterior, o tema Tendência Jovens na Literatura tem intuito de gerar discussão em cima do assunto de responsabilidade literária. De que as pessoas vejam de forma consciente como seus gostos no agora estão despertando uma nova escola literária, com um gênero que antes nunca fizera tanto sucesso, e que esse fato tanto ter consequências positivas quanto negativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s