RESENHA – Série Mundo Emerso

Autora: Licia Troisi

Editora nacional: Rocco

“Durante a guerra dos Duzentos Anos, muitos habitantes do Mundo Emerso, cansados de tantos combates, deixaram as suas Terras para ir viver no mar. O último contato com eles remonta a cento e cinqüenta anos atrás, quando os reinos unidos da Terra da Água e do Vento tentaram invadir o Mundo Submerso graças a um mapa conseguido de um habitante daquele reino que voltara a morar em terra firme. A expedição teve um fim trágico: nenhum sobrevivente voltou para contar o que aconteceu. Desde então, nada mais se soube daquele continente e perdeu-se a memória de como alcançá-lo.”

Anais do Conselho dos Magos, fragmento

Sinopse by LAP:

Todos os livros de Licia, tanto As Crônicas quanto As Guerras, narram a história de personagens do Mundo Emerson, lutando contra o mal, para poderem finalmente ter paz e vidas. Todos tem histórias marcadas pelos combates e intrigas dos grandes em suas busca pelo poder e controle.

No primeiro livro, acompanhamos Nihal, uma sobrevivente de um povo antigo, que ao saber dos pesadelos que estão escondidos em seu passado aceita a missão de se vingar e resgatar o mundo que vive das garras do Tirano. Assim, ela cresce se tornando uma fabulosa guerreira, e logo sobe ao posto mais elevado dentre os exércitos, ganhando o direito de montar em um dragão. Para isso ela conta com a ajuda de seu amigo mago Senar e de seu mestre. Porém, antes de assumir seu lugar com heroína, ela precisa não só aprender e enfrentar como escolher entre poder viver uma vida normal ou uma vida incerta nos campos de batalhas.

Já as Guerras do Mundo Emerso se passa em um mundo quarentas anos depois de Nihal e Senar, onde as sombras deixadas pelo Tirano ainda permanecem e buscam meios de se espalhar e de retomar o antigo terror. Porém, agora, a heroína da história não é exatamente um exemplo como era Nihal, com sua vida manchada de sangue desde a infância.

Resenha by LAP:

Esses livros são um caso sério. Primeiro de tudo porque ele cai na mesma armadilha que a Série Herança (calma, iremos falar de Eragon): começa com um ritmo e evoluí para outro muito além. Isso é bom? É, para o escritor. Já para os leitores é outra coisa, porque uns podem gostar e outros não.

Vamos dar o exemplo do nosso prato de casa: Harry Potter também tem essa evolução de ritmo, mas ela acontece gradualmente com o crescimento do personagem, e J. K. consegue lidar bem com isso, sem ser brusca. Já aqui em crônicas, essa mudança é um pulo de um livro para o outro e não podemos estabelecer um marco da mudança. Não foi porque a personagem cresceu ou porque está vendo o mundo de uma forma mais sinistra. Não foi um recurso usado pela escritora, mas sim uma evolução natural dela como escritora que ela deixou transparecer nos livros, sem se preocupar em rescrever as partes antigas para acompanhar essa evolução. A narração de As Crônicas não podem ser comparadas com a de As Guerras: uma é muito jogada e a outra muito elaborada. Se alguém começa lendo o livro porque acha que ele tem uma leitura fácil e uma história de fantasia divertida, vai ter um choque ao tentar ler As Guerras, que tem uma linguagem cheio de palavras incomuns (que te fazem correr para um dicionário) e uma atmosfera muito mais profunda e sombria.

Agora, em questão de construção de história não tem do que reclamar! Além de elaborada e cheia de elementos fantásticos bem colocados, somos apresentados a um mundo completamente novo, com eras em seu calendário, com figuras importantes, reinos consolidados, sociedades distintas e conceitos muito bem firmados. E magia, é claro, muito importante… e dragões! \o/ Quanto a parte da aventura, da condução de história, consegue passar pela nossa aprovação, mesmo com pequenos furos.

Certamente, gostamos mais de As Guerras do que de As Crônicas, mas a razão fica bem óbvia uma vez que você ler. Entretanto, uma não pode ser lida sem a outra, já que Guerras é o mundo depois de Crônicas xD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s